9 de julho de 2024

A previsão de chuva se concretizou na manhã de 9 de 2024 e a solenidade pelos 92 anos da Revolução Constitucionalista foi transferida da área em frente ao Monumento ao Soldado Constitucionalista, na praça José Bonifácio, para o Teatro São José, distante 50 metros do local original.

Isso tornou o evento mais aconchegante devido ao amplo espaço e à arquitetura do salão que abrilhantou a comemoração. A organização foi do Instituto Histórico de Geográfico de Piracicaba e da Câmara de Vereadores, através do gabinete no vereador Pedro Kawai.

O evento começou às 9 horas e teve duração de uma hora, contando com a presença de maioria dos músicos da Corporação União Operária, a qual executou um amplo repertório musical, antes do evento. Durante, apresentou o hino nacional, hino de Piracicaba e Paris Belfort, hino do Exército Constitucionalista de 1932. A condução foi do maestro Jonatas Dionísio.



O dispositivo da solenidade contou com representantes da Polícia Militar, Guarda Civil, Tiro de Guerra, Acipi, Teatro São José e escoteiros. O presidente da Academia Piracicabana de Letras, professor Vitor Vencovsky, lembrou a participação de escritores durante o conflito, com ênfase a Francisco Lagreca, importante poeta piracicabano na primeira metade do século passado. É dele, uma poesia estampada no Monumento ao Soldado Constitucionalista. Várias de suas coletâneas trazem obras relacionadas ao movimento de 1932.

Em seguida, o jornalista Edson Rontani Júnior, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba fez um apanhado histórico do envolvimento de Piracicaba na Revolução ressaltando o papel da Banda União Operária, Tiro de Guerra, Escoteiros e Força Pública (hoje, Polícia Militar).

O vereador Pedro Kawai enalteceu a celebração, pois com isso, Piracicaba mantém acesa uma memória de 92 anos atrás em que várias famílias foram fragmentadas pelas vidas perdidas durante o conflito bélico.

Ao final, mesmo com a garoa que caía sobre a cidade, alguns presentes depositaram uma coroa de flores no Monumento da praça José Bonifácio, em lembrança aos piracicabanos que morreram no combate.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NEGROS NA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 32: A LEGIÃO NEGRA

OLIVIA BIANCO: EX-COMBATENTE DE 32 E A AUTÊNTICA EDUCADORA PIRACICABANA

MONUMENTO AO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA DE PIRACICABA