Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2024

9 de julho de 2024

Imagem
A previsão de chuva se concretizou na manhã de 9 de 2024 e a solenidade pelos 92 anos da Revolução Constitucionalista foi transferida da área em frente ao Monumento ao Soldado Constitucionalista, na praça José Bonifácio, para o Teatro São José, distante 50 metros do local original. Isso tornou o evento mais aconchegante devido ao amplo espaço e à arquitetura do salão que abrilhantou a comemoração. A organização foi do Instituto Histórico de Geográfico de Piracicaba e da Câmara de Vereadores, através do gabinete no vereador Pedro Kawai. O evento começou às 9 horas e teve duração de uma hora, contando com a presença de maioria dos músicos da Corporação União Operária, a qual executou um amplo repertório musical, antes do evento. Durante, apresentou o hino nacional, hino de Piracicaba e Paris Belfort, hino do Exército Constitucionalista de 1932. A condução foi do maestro Jonatas Dionísio. O dispositivo da solenidade contou com representantes da Polícia Militar, Guarda Civil, Tiro de Guerr...

Corporação Musical União Operária

Imagem
A Corporação Musical União Operária esteve presente no Teatro São José nas comemorações dos 92 anos da Revolução Constitucionalista. Ela teve importante papel na epopeia paulistas, acompanhando os voluntários piracicabanos na partida do Teatro Santo Estêvão a Estação da Paulista e de lá para Quitaúna, então bairro de São Paulo.

9 de julho no Teatro São José

Imagem
  Os 92 anos da Revolução Constitucionalista não foram esquecidos em Piracicaba, cidade em que 10% de sua população voluntariou-se pela causa. No dia 9 de julho passado, houve solenidade alusiva à epopeia paulista. Considerado como o dia mais frio do ano, mesmo debaixo de muita chuva, a solenidade inicialmente agendada para a praça José Bonifácio foi realizada no Teatro São José. Participaram representantes do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, Polícia Militar, Escoteiros, Guarda Civil e Corporação Musical União Operária.

92 anos

Imagem
 Fotos da comemoração dos 92 anos da Revolução Constitucionalista, realizado no Teatro São José, Centro de Piracicaba

Palestra sobre o Correio Militar de 1932

Imagem
 O correio como forma de comunicação na Revolução Constitucionalista. Este foi o tema da palestra realizada pelo jornalista Edson Rontani Júnior em solenidade alusiva aos 92 anos da epopeia paulista.

Correio militar no 9 de julho foi tema de palestra

Imagem
  O papel do correio militar nos três meses da Revolução Constitucionalista de 1932 foi tema de palestra, 4 de julho, às 19h30, no Museu Prudente de Moraes. A apresentação foi realiazada por Edson Rontani Júnior, jornalista e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba. Rontani lembra que São Paulo teve um fato inédito na Revolução de 1932, possuindo três serviços de Correios: o correio civil, o correio Militar MMDC e o correio federal. Este último sofreu censura e boicote do governo federal, já que o levante popular era contra o presidente da República, Getúlio Vargas. “O papel do correio militar merece registro pois era a forma pela qual os voluntários se comunicavam com suas cidades e seus familiares e tinha logística feita pelos soldados que estavam nos frontes de batalha, havendo franquia gratuita no envio dar cartas”, diz Rontani. Isso tudo será relatada no livro “Cartas a Piracicaba” que o palestrante deve lançar até outubro. Ele conta que sentiu esta ne...